Ainda o Sal

04-12-2010 15:38

Sal: consumo consciente
Ele é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, mas é preciso cautela. O cloreto de sódio é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. Conheça o lado bom e o lado ruim deste alimento

POR PRISCILA GORZONI FOTOS FERNANDO GARDINALI

NA PRATELEIRA

O sal é encontrado basicamente em três versões no mercado. Veja as diferenças entre cada uma de suas versões:

REFINADO
O sal de cozinha é obtido a partir da água do mar ou de minérios. No processo de refino do sal há a retirada de nutrientes e acréscimo de conservantes.

MARINHO
É quase todo originário do Rio Grande do Norte (92%). Ele preserva cerca de 84 tipos de nutrientes que são eliminados na refinação do sal comum. Dele, deriva o sal grosso usado em churrascos.

LIGHT
Além de cloreto de sódio, contém cloreto de potássio, que fica menos tempo no organismo. Isso faz com que a retenção de água no corpo dure menos tempo. Mas doentes renais devem evitá-la, pois o potássio pode ser prejudicial aos rins com problemas.

Essa é uma conduta incorreta, que leva a conseqüências perigosas. Isso porque a pessoa pode fazer o cálculo nutricional do seu consumo diário de sal, tomando como referência o sódio. Só para se ter uma idéia, de acordo com as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, editado em 2006, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal por dia (o equivalente a uma colher rasa das de chá do alimento). Ocorre que a quantidade total de sódio nestas 5 gramas é de apenas 2,4 gramas. O problema, conforme esclarece Maria Del Rosário Zariategui de Alonso, médica nutróloga e membro do International Colleges for Advancement of Nutrition (ICAN), é que os produtos industrializados se limitam à quantidade de sódio na embalagem — e não de sal —, induzindo o consumidor a achar que está consumindo uma quantidade menor de sal.

PARA SABER MAIS: WWW.ABRAN.ORG.BR/INF_ARTIGOS GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006


PREÇO SALGADO

A ingestão exagerada de sal faz mal, causando principalmente retenção de líquido e elevação da pressão arterial. “Além de aumentar o risco do desenvolvimento de câncer de estômago”, adiciona o nutrólogo José Alves Lara Neto, de São Carlos (SP). Conheça as doenças determinadas pelo consumo desenfreado de sal:

HIPERTENSÃO ARTERIAL
O cloreto de sódio é um dos responsáveis pela retenção de líquido no organismo. Com isso, há um aumento no volume de sangue que circula pelos vasos sangüíneos, o que eleva a pressão arterial. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, revelou que os pacientes hipertensos desconhecem que extrapolam no consumo do alimento, ingerindo até quatro vezes do que deveriam. As pesquisadoras Maria Cecília Bueno Jayme Gallani e Maria Carolina Salmora Ferreira, ambas enfermeiras, orientam esses indivíduos a afastarem da mesa os embutidos, os enlatados e os temperos prontos e ficarem atentos à concentração de sódio mostrada no rótulo dos produtos.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES
A elevação da pressão arterial também é um fator de risco para as doenças cardiovasculares. Vale ressaltar que isso leva a um dano progressivo da parede vascular, colaborando para o surgimento de problemas como a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nos vasos sangüíneos, responsável pelo seu entupimento e enrijecimento).

PROBLEMAS RENAIS
O consumo excessivo de sal, ao causar hipertensão, sobrecarrega os rins, alterando a função destes órgãos e colaborando para o acúmulo de substâncias nitrogenadas (tóxicas) no sangue.

RETENÇÃO HÍDRICA
O excesso de sódio no sangue eleva a retenção de água, o que pode provocar, além de inchaço, edemas pelo corpo.