O CAPIM & A ENXADA

21-11-2010 19:11


 

Observava o meu esposo capinando novamente o quintal, e não havia muito tempo que ele tinha feito à limpeza do mato.

   Sinto a aproximação de Ariel e fico atenta.

– Se o homem fosse tão persistente como o capim na seara Crística, haveria muito mais canteiros solidários. Mas o homem logo desiste após a semeadura com os primeiros rebentos derrubados pelo vendaval das dificuldades. Ou não vendo de imediato o abrolhar das sementes, logo se cansa buscando outro alfobre e de preferência terminado no qual não precisa de seu esforço pessoal. Poucos são aqueles que diante das agruras persiste e usa a enxada para afastar as pedras enquanto prepara a terra.

– Como vemos isso acontecer em variados seguimentos espiritualistas. – Comentei entristecida.

– Se o homem fosse mais capim do que enxada tudo estaria resolvido. – Disse Ariel olhando o mato em volta em outros terrenos.

– Como assim Ariel? – Perguntei sem entender onde ele queria chegar.

– A enxada é o instrumento, o corpo físico do homem. Tanto ela pode preparar a terra escavando covas para depositar as sementes como ficar inerte e enferrujada. Ela pode afastar os calhaus,  impulsionada por aqueles que acreditam na leira, como empurrar mais as pedras para a mesma. Tudo dependerá da vontade que quem a segura, mas já o capim não, ele só quer crescer e independente das adversidades e das pedras.

            Olhei também os terrenos em volta da nossa casinha, sim havia muito mato. Como seria bonito se cada um limpasse um pedacinho de terra e plantasse flores? Mas aqui são casas de veraneio, quem iria perder seu tempo limpando os terrenos baldios? Quando os donos das casas vêem aqui, só querem descansar, passear e curtir a vida... É de certa forma fazemos o mesmo na Seara do Mestre, mas até quando a caridade será como os terrenos baldios?

 

 

15 de janeiro de 06