Tentação No Deserto

21-11-2010 19:43

 

 

“O demônio levou-o em seguida a um monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra e disse-lhe: Dar-te-ei todo poder e a glória desses reinos porque me foram dados, e dou-os a quem quero.” Lucas 4,5-6

 

                O que fariam vós diante desta proposta? Jesus disse não.

E vós diríeis não ao vosso Ego? Sim, porque o demônio aqui representa o sentido alegórico do Ego. Jamais Jesus seria tentado por um espírito inferior por Ele ser um Espírito puro. Ele aqui teve a sua luta, como vós tendes todos os dias para vencer o Ego predominante na carne, e as ilusões do mundo.

            A Terra encerra as ilusões materiais: o poder, a riqueza, a sensualismo, a vaidade, o orgulho e tudo mais que exerce poder sobre o homem.

            O “demônio” disse: dou-os a quem quero. – Aí está a escolha, ele dar a quem quer e aceita quem quiser. Ninguém é obrigado, ninguém é dominado, subjugado se não aceitar imparcialmente. Qualquer um pode dizer: - não, eu não quero.

            Mas o homem está aceitando a proposta do demônio quando ele se torna passível, diante das situações onde ele vê o domínio do demônio e se cala. E este está crescendo a cada dia, toma-lhe a paz, a liberdade, toma-lhes os filhos, toma-lhe até o silêncio. Não se tem mais o direito de sair as ruas sem sofrer algum constrangimento e vive-se em cárcere na própria residência. Sons com instrumentos ensurdecedores e letras obscenas violentam vossos ouvidos sem ter a quem apelar. O sensualismo cresceu num total descontrole a ponto de chegarem quase a falência moral absoluta. Tudo isso porque o homem vem por séculos aceitando a oferta do demônio: o demônio dos impulsos desenfreados, o demônio da libido, o demônio das paixões, o demônio do poder e das riquezas.

            E conseqüentemente se o Ego foi totalmente exteriorizado, materializado, então se criou o inferno com todas as suas perversões e atrocidades. Veja a fome, a violência, as Cruzadas, a Inquisição, as guerras, as drogas, a prostituição. Isso é o resultado do Ego, do demônio interno que o homem vomita para fora todos os dias, e de todas as formas possíveis.

            O próprio homem é cúmplice do demônio, porque é ele em nome da “liberdade” que está desestruturando a família, sim, está aí os exemplos descendo pelos tetos de vossas casas para a caixa que tens em lugar de destaque em vossa sala, em todos os escritos. Cenas chocantes que deviam escandalizar deixa-los indignados, mas não, são poucos que se sentem constrangidos, a maioria vê com indiferença, com a aceitação do costume. E seus filhos e filhas vendo que é normal tomam como exemplo para eles e praticam com naturalidade: é normal ver crianças nas ruas roubando, cheirando drogas, se prostituindo. É normal matar ou morrer por algumas moedas, é normal povos matando uns aos outros em nome da religião.

E o mundo vai se tornando frio, material, reflexo do mundo interior do homem.

            E os demônios vão se multiplicando e “ganhando” seu mundo, suas vidas e o homem não acorda.

O homem continua ignorando que é ele que está criando os demônios. Que é ele pelo seu conformismo, sua falta de reação que está criando esse caos, essa proliferação do mal. É ele que incentiva os vícios, é ele pelo egoísmo que alimenta a dor, o sofrimento, a fome e as guerras.

É preciso que o homem saia dessa estagnação, desse marasmo satânico e comece a lutar. Lutar sim! Se não podes mudar o mundo, mude a si mesmo mudando suas atitudes, seus pensamentos. E dominando o Ego, os vossos demônios internos, será um grande passo, porque os de fora diante dessa atitude não terão mais mãos para alimenta-los e deixarão pouco a pouco de subsistir.

 

 

Que a Paz do Cristo esteja em vós!

 

 

 

Ariel