OS BARQUINHOS

21-11-2010 18:44

 

 

– Veja o córrego – Diz Ariel.

– Estou vendo. – Respondi sem muito interesse. Ele sentou-se em um barranco e de repente materializou algumas folhas. – Vai escrever agora? – Perguntei

– Não. – Respondeu ele todo enigmático. E começou a fazer dobras no papel, até formar um barco. Terminou, e pegou mais papel e fez outro barco, e mais outro e outro até eu contar mais de uma dezena.

– Qual a cor que você quer?

– Gosto do rosa. – Disse apontando o barquinho.

– Vamos colocá-los no córrego. Está vendo aquela curva lá, pois não deve deixar que ele ultrapasse certo? Será que é capaz de conduzi-lo?

– É claro, qualquer criança pode fazê-lo. – E lá fui eu conduzindo o barquinho de papel até chegar à curva e tira-lo da água sem deixar que ultrapasse.

– Bravo! – Disse ele, e eu desconfiada pensei que ele estava tirando onda com minha cara. Ariel voltou a perguntar. – Consegue com dois ou três?

– É mole até com quatro.

– É? Tome mais três barquinhos e conduze-os até a curva sem deixá-los ultrapassa-la.

– Tudo bem.

            Ele colocou os barquinhos na água e lá fui eu. O barco rosa tombou e endireitei rápido, o azul bateu na pedra e começou  afundar, o verde encalhou nos galhos da margem e o amarelo? Cadê o amarelo?!

– Passou da curva, lá vai ele! – Ariel escangalhava de tanto rir, e muito tempo depois conseguiu ficar sério. – Assim são com as pessoas e a vida – disse ele. – Não se pode mudar o curso da vida e nem dirigir barcos alheios senão sobrevém à própria queda. Cada um tem o seu leme e escolhe a própria direção. Conscientize que, se o Mestre é o Farol e se estes quiserem se atirar aos abrolhos o que podes fazer é apenas lamentar-se e seguir  viagem.

            Ariel pegou todos os barquinhos e colocou em minhas mãos.

– A Luz Maior continua a nortear os ventos e em uma curva qualquer os barquinhos encontrarão o seu destino. Siga e consola-se!